Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

INTIMIDADE

A tempos que não escrevia nada... o blog estava quase às moscas, mas isto tem um justificativa: Eu estou passando por um momento de transição muito importante em que Deus tem me ensinado muitas coisas, mas tudo estava tão conturbado que não tive tempo nem energia para compartilhar no momento, mas agora sinto que é hora de dividir o que tenho aprendido aqui na internet novamente.

Nesse momento retomei a leitura do livro de Jó, que foi o primeiro livro da bíblia que eu li, mesmo antes de receber Jesus, quando eu apenas frequentava a igreja. E como Deus nos surpreende! A cada dia tenho aprendido coisas novas com essa história de extremo sofrimento, temor do Senhor e vitória.

Nos primeiros capítulos vemos Jó, um sujeito irrepreensível e muito abençoado por Deus. E esse mesmo Deus que o abençoou tanto e sabia da sua justa conduta permitiu ao Diabo tocar sua família, seus bens e até a sua saúde. E a pergunta que fica na nossa mente é: Por que?

Essa mesma pergunta Jó se faz durante grande parte do livro, inclusive porque seus amigos não entendem que ele é justo e o acusam de pecado, como se tudo o que ele estava sofrendo fosse consequencia das suas falhas diante de Deus. É aí que está a parte que mais me interessou! Quando Jó estava sendo acusado injustamente, sofria de dores, de pobreza e já dizia que seria melhor nem ter nascido estava acontecendo um fenômeno maravilhoso entre ele e Deus: crescia a intimidade!

Muitas vezes, nós falamos com Deus formalmente, agradecemos por tudo, pedimos o que precisamos, mas escolhemos cada palavra como se precisácemos parecer bons diante de Deus da mesma forma que fazemos com as outras pessoas. Assim Jó fazia, orava, oferecia seus sacrifícios, escolhia muito bem as palavras. Mas quando ele estava passando por esse momento de sofrimento ele percebeu que Deus conhecia sua vida mais do que qualquer um e era soberano, tinha poder para fazer o que quisesse intependente das atitudes de Jó, era soberano para deixá-lo sofrer daquele jeito, mesmo sendo ele um homem justo.

No verso 14 do capítulo 9 do livro de Jó ele diz: “Como, então, lhe poderei eu responder ou escolher as minhas palavras, para argumentar com ele?” Ele começou a falar com Deus tão livremente, que se sentia a vontade para falar de seus sofrimentos e perguntar pra Deus o por que de tudo isso, passou a ter intimidade com Deus, dizer exatamente o que pensava, sem o medo de falar algo inapropriado, e o mais bonito de tudo é que continuava reconhecendo a grandeza de Deus e o respeitando, e em momento nenhum pecou contra Ele.

Assim como Jó, outro homem teve tal intimidade com Deus e foi considerado um homem segundo o coração de Deus. Esse homem foi Davi, que muitas vezes orava a Deus com total liberdade de expressar seus reais sentimentos. É possível vermos isso em vários Salmos, nos quais ele diz para Deus sinceramente como se sente, confessa seus pecados e fala de sua dor a Deus tão abertamente como falaria ao seu melhor amigo.

Será que já não é hora de abandonarmos tantas formalidade e buscarmos tal intimidade com Deus, ou será preciso passarmos por tantos sofrimentos como Jó? Que somente no final do processo descobriu que “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42:5). Jesus morreu naquela cruz exatamente para termos tal liberdade diante de Deus, para chegarmos diante dEle como somos, por isso o véu que separava o povo da presença de Deus se rasgou! Não vamos desperdiçar o sacrifício de Jesus! Aproveitem esse momento, agora!

2 comentários:

  1. UhUUUUUUU!! Glória a Deus, amiga! Tremendooo!!

    "Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os olhos te veem!" -> Cara de campanha!! rsrs...

    Não poderia ser mais verdade!!

    um suuuuuuper bjo!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Sarinha!
    Muitas vezes eu tentei começar a oração como eu ouvia algumas pessoas fazendo: "SOBERANO DEUS, PAI AMADO, GRAÇAS TE DOU POR TODAS AS COISAS Papapa..." mas nunca dava certo. Tive a sensação de que eu estava diante de um ditador e que eu tinha que parecer o que eu não era diante dele.
    Mas ouvi uma música que diz: "Não preciso mentir, diante de Ti tudo em mim se revela..." e ouvi uma menina orando sinceramente, começando com "Paizinho, muito obrigada". Isso tocou profundamente o meu coração!

    Parabéns pelo texto, que Deus continue te abençoando mais pra que vc compartilhe com a gente ^^ Abração!

    ResponderExcluir